quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Júpiter regente do ano de 2014



Regente do ano e Estrela cabalística

O planeta regente do ano, assim como as regências das horas e dos dias, deriva da Estrela Cabalística de sete pontas. 


Para calcular o regente do ano:
·        basta dividir o número do ano por 7 e o resto da divisão indicará o planeta regente do ano, seguindo a indicação da Estrela de sete pontas.




Por exemplo:

2012 divido por 7 tem por resto 3, que corresponde a Lua.

Assim o regente do ano é uma potencialização do primeiro ano do calendário que seja adotado segundo a Estrela Cabalística de sete pontas.




Assim, este ano de 2014 teremos como regente Júpiter, estaremos com a proteção de Zeus, o deus da civilização greco-romana que representa a força arquetípica de expansão de conhecimento, da consciência, da justiça. Estamos a deixar 2013, onde o ano teve a regência de Saturno, com a influência do deus Cronos, o senhor do tempo. 



Tanto Júpiter como Saturno representam processos psíquicos de natureza mais social ou coletiva, uma vez que suas posições dentro do próprio sistema solar definem fronteiras mais amplas com o próprio universo. A sua simbologia nos levam à ideia da procura de um sentido maior e menos pessoal da natureza humana.


A simbologia de Saturno, o senhor do tempo, aquilo que se concilia com a ação, da razão, da aceitação, dos limites, nos leva a disciplina, a construção da realidade experienciada, ao mundo real e a purificação da procura da essência do Ser, este chega com dores, a realidade, e a destruição das ilusões, leva a sabedoria da vida, derrubando o muro.
O impulso que nos leva a querer ver o que está para além do muro, é trazido por Júpiter, trazendo o potencial das coisas, o salto imaginativo que procura transcender da realidade, por vezes rotineira. As experiências de Júpiter nos levam a iluminação, a intuição, a abundância, as revelações que levam sentido a vida. 

Assim, que são compreendidos, estes instintos revelam-se como processos cíclicos da vida, de expansão e introversão. alegria e tristeza, tudo contribuindo para a expansão da consciência humana.  Como se a realidade e o idealismo, o trabalho e os seus frutos, a resiliência e a fé, fossem um só!

Quando o instinto jupteriano atua, as oportunidades para o crescimento sábio e consistente manifestam-se, levando a concretização de potenciais latentes da coletividade, em justiça, ética e dignidade sejam experiências palpáveis e visíveis, como as não visíveis e não palpáveis.

Se incidirmos para o ponto de vista pessoal, Júpiter no ano de 2014, incidirá nas casas da sua regência e co-regência do mapa astrológico, sendo a casa 9 - Sagitário e a casa 12 - Peixes.



Ao consultar um Astrólogo, perceberá as áreas da sua vida com a influência jupiteriana, percebendo de que forma poderá expandir a consciência dessa áreas de vida, criando maior compreensão na sua jornada pelo nosso planeta.


A Astrologia é uma linguagem simbólica e sua natureza é arquetípica, diz respeito à humanidade. Cada um dos planetas evoca um instinto para um entendimento propicio a um caminho levando a compreensão dos indivíduos, assim como no seu processo evolutivo e integrativo. 
Júpiter é sem duvida uma motivação, um impulso que todos temos, a reflexão, a abstração filosófica que nos leva ao sentido e ao significado da vida, surgindo a questão: "O que estou aqui a fazer"?
Esse poder transformador de Júpiter reside na sua inerente dimensão filosófica, existencial e espiritual. Ainda que por vezes a vida não traga sentido, cada um de nós, a procura, de forma mais ou menos consciente, levando a um significado da vida. 

"Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é."
Carl Jung

Isabel Guimarães



2 comentários: